Tutorial de HTML

Lição 1 - Tags básicas
Então você quer fazer uma página?... É fácil. Você só precisa aprender alguns truques. É claro que existem esses programas próprios fazer páginas, como o FrontPage (o próximo Word também). Com ele você pode criar uma página do mesmo modo que cria um documento. Se você quer se aprofundar, o que é ótimo já que você terá um controle maior sobre a sua página, eu recomendo aprender HTML, a linguagem das homepages. É muito fácil, já que nem é uma linguagem de programação, é uma linguagem de formatação de texto (markup). E você não precisa de nenhum software especial, você pode fazê-lo até no Bloco de Notas! Por exemplo, para escrever "My name is Luis Carlos", com as palavras Luis Carlos em negrito, você escreveria:

My name is <B>Luis Carlos</B>

Os sinais <> são chamados "tags", e eles são os comandos desta linguagem.
Algumas tags úteis são: <B> para negrito (bold); <I> para itálico; <U> para sublinhado (underlone); etc.

Para fazer um link, use uma tag <A>, com o argumento HREF, como:

Para visitar a homepage do Terra, clique <A HREF="http://terra.com.br">aqui</A>

A palavra "aqui" vai aparecer azul e sublinhada (a aparência padrão de um link).
Outra tag útil é a <FONT>, que tem um monte de opções, como:

<FONT SIZE="-2" COLOR=RED>Texto pequeno e vermelho</FONT>

Como você provavelmente já percebeu, você não precisa especificar as opções na tag de encerramento (aquela com a barra /, como em </A> e </FONT> ).

Para encerrar a primeira lição deste pequeno tutorial, um exemplo prático: no link abaixo temos uma página HTML que faz uso das tags já apresentadas.
  • Se você tem o Internet Explorer: no menu "Exibir", clique em "Código Fonte"
  • Se você tem o Firefox: no menu "Exibir", clique em "Page Source"
  • Se o seu navegador não tem recursos para exibir o código HTML da página, salve-a em seu disco e abra-a com um editor de textos (lembre-se de abri-la em modo texto, não formatado).

    Arquivo HTML: exemplo1.htm

    O interessante é que você pode fazer isso com qualquer página, e ver como foi feita. A princípio o código de páginas grandes pode parecer confuso, mas focalize-se em pequenos detalhes, como "como eles botaram um papel de parede na página?", e procure a tag correspondente. Esse é um bom exercício: encontre qual tag ou opção eu usei para botar a imagem de fundo na minha página.

    Esse é um bom começo, já dá pra começar. Ainda há muito que não vimos, como imagens, tabelas, como colocá-la no ar, etc. mas realmente não há muito mesmo o que saber. Até o próximo capítulo, e não esqueça de conferir o exemplo.

    Prosseguir para a lição 2: tags avançadas